Ter uma boa alimentação é um hábito muito importante quando falamos em qualidade de vida e saúde, mas geralmente a alimentação de pessoas na terceira idade precisa ter mais cuidados. Por isso, separamos 5 dicas de cuidados para ter uma alimentação saudável nessa fase da vida!

  1. Coma mais alimentos naturais.
    Consuma mais alimentos naturais

    Frutas, verduras e legumes trazem muitos benefícios para o organismo quando consumidos com frequência. Já ouviu aquele ditado “quanto mais colorido, melhor”? Independentemente da situação, dê preferência para uma alimentação mais natural e evite consumir produtos industrializados.
  2. Consuma proteínas.
    Consuma proteínas

    Proteína não só pode, como deve estar presente no cardápio de pessoas idosas. Consumi-la em pouca quantidade é sinônimo de pouco ferro no organismo, o que pode trazer várias consequências, como dores e cansaço excessivo, mas principalmente para combater a anemia. Ah, caso seja vegetariano, você pode suprir essa necessidade consumindo grão-de-bico, feijão, lentilha… opções não faltam!
  3. Mastigue bem e não tenha pressa de comer.
    Mastigue bem e não tenha pressa de comer

    Sempre que for comer algo, não tenha pressa e sempre mastigue bem. Dessa maneira poderá aproveitar melhor o sabor dos alimentos, além de melhorar o processo de digestão. Se tiver dificuldades de mastigar pedaços grandes, você pode optar por cortar em pedaços menores ou até mesmo ralar.
  4. Não consuma nada em exagero.
    Alimentação saudável é não comer em exagero

    Tudo em excesso faz mal para o nosso organismo. Por isso, sempre faça suas refeições com moderação e não consumindo nada em exagero. Esse pode ser um ponto de bastante dificuldade, principalmente em festinhas de família, por exemplo, mas quando nos controlamos, conseguimos inclusive ter mais controle do nosso peso.
  5. Tome chás.
    Consuma chás

    Sabe aquele cafezinho da manhã ou no final da tarde? Por que não troca-lo por uma xícara de chá? Assim além de você hidratar melhor o seu organismo, você pode aproveitar  todos os benefícios que eles trazem. Você pode clicar aqui  para saber mais sobre como eles ajudam a aliviar dores.
  6. Tenha uma rotina de refeições.
    Tenha uma rotina de refeições

    Todo cuidado é pouco na alimentação na terceira idade. Por isso, sempre organize suas refeições e mantenha uma rotina para que seu organismo se acostume! Além de tomar café da manhã, almoçar e jantar, procure consumir frutas entre as refeições!

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