Que o estresse faz mal para nossa saúde, todo mundo sabe. Mas existem formas acessíveis e prazerosas para manter-se saudável e combater o estresse.

Veja a seguir nossas super dicas para mandar o estresse para longe e manter-se saudável!

1. Dormir bem

Uma boa noite de sono é um ponto chave para uma vida menos estressante. E uma noite bem dormida não significa muitas horas seguidas de sono, mas sim um sono de qualidade.

Tomar um banho quente antes de dormir melhora a qualidade do sono e é uma ótima opção para relaxar.

Evite equipamentos eletrônicos antes de dormir, como televisão e celular. Estes dispositivos aceleram a nossa mente e dificultam o relaxamento. Uma opção de distração antes de dormir é uma boa leitura.

mulher deitada na cama dormindo tranquilamente –Uma boa noite de sono é fundamental para diminuir o estresse.

2. Exercite-se

Atividades físicas liberam em nosso organismo substâncias que proporcionam a sensação de bem estar e prazer, como a endorfina.

Mas para que o exercício físico seja realmente prazeroso escolha uma atividade que você goste e opte por realizá-la em um horário que se sinta mais disposto.

Vinte minutos de uma atividade que proporcione uma mudança na frequência cardíaca já são excelentes no combate ao estresse.

casal feliz sorrindo praticando corrida – atividades físicas são excelentes no combate ao estresse.

3. Alongue-se e reduza as dores musculares

Iniciar o dia com um bom alongamento aquece seu corpo para a sua rotina diária, deixando-o mais disposto para os desafios do dia. Este aquecimento aumenta a sua produtividade seja para estudar, trabalhar e combate também os sinais de sono comuns no início do dia.

Não esqueça também do alongamento antes dos exercícios físicos, que preparam o seu corpo para a atividade e auxiliam na diminuição das dores musculares.

Saiba mais dicas sobre como diminuir as dores musculares clicando aqui.

mulher se exercitando na sala de casa – exercícios físicos auxiliam o combate ao estresse.

4. Crie rotinas

Homem conferindo seus compromissos em sua agenda – Organizar uma rotina diária evita imprevistos que nos causam estresse.

Muitas das situações que nos causam preocupação e estresse tem origem na falta de planejamento de nossas atividades. Esses episódios liberam cortisol em nosso organismo, também conhecido como hormônio do estresse. Este hormônio é o responsável por deixar nosso corpo em alerta.

A organização das tarefas do dia a dia são uma importante ferramenta para o combate ao estresse. Planeje suas atividades diárias, anotando os compromissos importantes e classificando os que precisam ser feitos hoje e aqueles que podemos programar para o dia seguinte.

Uma agenda bem definida evita imprevistos e também autocobranças desnecessárias.

5. Reserve um tempo para fazer o que gosta

Assistir a um filme, estar com a família, ler um bom livro ou ouvir aquela música que você tanto gosta. A vida não é só feita de obrigações. Separe um tempo do seu dia para fazer uma atividade que lhe dê prazer e aproveite este momento!

Casal assistindo um filme juntos no sofá – Reservar um tempo para uma atividade prazerosa nos traz bem estar e reduz o estresse.

6. DICA EXTRA: Conecte-se com a natureza

Mulher cuidando das plantas do seu jardim – o contato com a natureza nos reenergiza e diminui o estresse.

Na correria do dia a dia as vezes esquecemos de nos reconectar com nossas origens, a natureza.

Reserve um tempo na sua rotina para se desligar das preocupações e estar em meio à natureza. Pisar descalço na terra, ouvir o vento soprar por entre as árvores, cuidar das plantas, brincar com seu animalzinho de estimação. O contato com a natureza desacelera os batimentos cardíacos e traz a sensação de relaxamento.

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