A natureza é mesmo impressionante, né? E ela nos reserva fatos curiosos que geram diversas indagações. Por exemplo: Como e onde ocorre a aurora boreal? Do que se alimentam as plantas carnívoras? Qual o local mais profundo dos oceanos? A floresta amazônica é o pulmão da terra? O que há por trás dos mistérios do triângulo das bermudas?

Confira 5 fatos curiosos sobre a natureza no decorrer desse texto. Boa leitura!

Um fenômeno natural chamado: Aurora boreal

Aurora Boreal

Um dos espetáculos mais bonitos da natureza, a aurora boreal acontece no extremo norte da terra, em regiões como a Escandinávia, Canadá, Groelândia e Sibéria. O fenômeno ocorre durante tempestades solares, graças a um gás chamado plasma que, parte do sol e é eletrizado por partículas de elétrons e prótons.

O espetáculo é retratado por seres humanos há pelo menos 3,5 mil anos e já foi alvo de inúmeras lendas mitológicas. Hoje, essas regiões se tornaram pontos turísticos disputados que permitem ao turista apreciar esse maravilhoso espetáculo da natureza.

Do que se alimentam as plantas carnívoras?

Todo vegetal é um ser autótrofo, ou seja, produz seu próprio alimento através da fotossíntese. Mas, então por que existem as plantas carnívoras?

O solo no qual se encontram essas espécies é pobre em nutrientes, então, para se adaptar e sobreviver essas plantas passaram a consumir diferentes tipos de animais, desde insetos e moluscos a pequenos vertebrados. A proteína animal é um complemento para a sua sobrevivência. Mas, como é feita A sua digestão se plantas não possuem estômago? Sua digestão é feita Por enzimas digestivas que aceleram o processo de quebra do alimento e o transforma em substâncias menores que são absorvidas pelas folhas.

O local mais profundo do oceano

Fossa das Marianas

O Monte Everest possui o ponto mais alto do mundo em relação ao nível do mar, são pouco mais de 8 quilômetros de altura. E se eu te disser que o ponto mais profundo do oceano fica a 11 quilômetros abaixo da superfície do mar.

Esse é o Challenger Deep, localizado na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico e próximo às Ilhas Marianas, é o ponto mais profundo do oceano. A título de curiosidade, os animais mais conhecidos dos oceanos vivem acima dos 200 metros de profundidade. Realmente, não dá nem para ter noção, né?

A floresta amazônica é o pulmão do planeta?

Você já deve ter ouvido essa informação, né? Que a floresta amazônica é extremamente importante para a sobrevivência humana na terra, isso não há dúvidas, no entanto, você sabia que os verdadeiros pulmões do planeta são os oceanos? As algas marinhas são responsáveis por produzir cerca de 54% do oxigênio do mundo, pois, produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam e o excesso é liberado na terra, já  a floresta amazônica consome a maior parte do oxigênio que produz.

Como já mencionado, ambos são de extrema importância para a vida humana, por isso, é tão importante mantê-los em bom estado de conservação.

O mistério do Triângulo das bermudas.

Triângulo das bermudas

O Triângulo das Bermudas está localizado no oceano atlântico e fica entre a Flórida (Estados Unidos), San Juan (Porto Rico) e a ilha de Bermudas. A região é muito conhecida pelos seus misteriosos desaparecimentos de aviões e embarcações, o que levanta diversas hipóteses sobre a causa. Seria algum tipo de anomalia? Erro humano? Problemas técnicos? Afinal, qual será a explicação para os naufrágios e desaparecimentos que acontecem na região?

Bom, a teoria mais aceita pelo meio científico é de que na região há uma forte concentração de gás metano em virtude da grande quantidade de vulcões submersos nos oceanos e esse gás reduz a capacidade de flutuação das embarcações, que, podem afundar repentinamente. O mesmo gás é liberado em forma de bolhas na atmosfera e em contato com faíscas de aviões podem causar uma explosão ou o desgaste dos motores.

Mas vale ressaltar que, todos os dias passam uma grande quantidade de aviões e embarcações pela região e que a polêmica se deu em virtude de acontecimentos que aparentemente seriam um mistério.

E você teria coragem de passar pela região? 


A natureza é mesmo incrível e fascinante, né? Além de nos proporcionar histórias intrigantes e extraordinárias, nos beneficia com suas propriedades medicinais que são utilizadas há muito tempo por nossos antepassados e são conhecidas pela sua importância no tratamento de algumas doenças, e por falar nisso, você já conhece o Bálsamo Santalívio? Ele é composto por óleos essenciais de 10 ervas medicinais + própolis + menta e age no alívio rápido das dores musculares, lombares e articulares.

Conheça mais sobre o produto em www.santalivio.com.br

Você quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável? Acompanhe-nos pelo Facebook e Instagram ou se inscreva em nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo!