Houve uma época em que se comia fruta fresca retirada das árvores do quintal ou da vizinhança. Que muito se falava na imensidão das florestas e suas árvores grandiosas. Que era possível sentir o frescor e o ar puro da natureza mesmo estando na cidade grande. Que qualquer passeio nos reservava paisagens lindas e deslumbrantes.

E esse é o mundo que eu desejo para a minha próxima geração. E você, já parou para pensar como você quer o mundo para os seus filhos e netos?

Com o avanço da tecnologia e da população, cresceu também os níveis de poluição e hoje o aquecimento global já pode ser sentido, por isso, nós precisamos repensar e modificar alguns hábitos a fim de minimizar os impactos causados pelas ações humanas e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Separamos algumas dicas super fáceis de serem incluídas no dia a dia e que ajudarão na busca por um mundo mais sustentável. Vamos conferir?

7 ações que contribuem para o meio ambiente

Preservação do meio ambiente

1. Faça o descarte correto do óleo de cozinha

Pias, bueiros ou ralos não são lugares adequados para descarte do óleo de cozinha, essa ação além de prejudicar o seu encanamento, polui as águas e consequentemente causa a morte de seres vivos que lá habitam.

O correto é armazenar o óleo já utilizado em garrafas pets e procurar empresas ou Ong’s que fazem esse tipo de coleta para que assim esse descarte seja feito de forma correta e sem prejudicar o meio ambiente.

2. Imprima somente quando necessário

Uma prática que deve ser adotada principalmente pelo universo corporativo, quanto mais impressão mais uso de tinta e de papel e com isso mais árvores deverão ser derrubadas, o que contribui para o aquecimento global e prejudica o meio ambiente.

3. Atente-se ao descarte de pilhas e baterias

O descarte errado de pilhas e baterias pode resultar em graves problemas. Há um líquido tóxico no interior desses objetos que, quando vazado, pode contaminar o solo e a água.

A forma correta de descarte é encaminhar, após o uso, para o fabricante, pois, ele é responsável pelo descarte adequado desses itens, sem prejudicar o meio ambiente.

4. Diminua o consumo de água e energia

Diminua o consumo de água

 Tema muito recorrente e que já foi pauta de diversas campanhas de conscientização. Além de ajudar você a economizar nas contas de casa, o consumo de água e energia tem um impacto ambiental gigantesco no meio ambiente. Veja a seguir quais práticas podem ser adotadas para minimizar o consumo desses recursos:

  • Apague as luzes ao sair de um ambiente;
  • Desligue o chuveiro ao se ensaboar;
  • Aproveite ao máximo a luz solar, seja por meio de janelas, claraboias ou cortinas mais claras;
  • Reaproveite a água da máquina para lavar outros ambientes;
  • Opte por usar lâmpadas de LED, além de possuir vida útil três vezes maior que as incandescentes, elas não emitem nenhum tipo de poluente na fabricação e pode ser reciclada;
  • Evite deixar a torneira aberta ao escovar os dentes;
  • Evite banhos longos;

5. Reduza o consumo de plástico

Grandes vilões do meio ambiente, os descartáveis podem levar até 200 anos para desaparecer da natureza e ainda de acordo com uma pesquisa realizada pela Ocean Conservancy https://oceanconservancy.org/ (grupo de defesa do meio ambiente), se o consumo de plástico permanecer o mesmo, em 2050 haverá mais plásticos do que peixes no mar.

Então, como podemos ajudar?

  • Dê preferencia a embalagens biodegradáveis;
  • Substitua as sacolinhas de plástico dos supermercados por sacolas de pano ou sustentáveis;
  • Evite utilizar canudos de plástico, há opções feitas de bambu e alumínio que podem ser carregados com você;
  • Evite os copos descartáveis, seja na empresa ou em outros ambientes, tenha com você um copo reutilizável ou opte por copo de vidro.
  • Substitua os talheres de plástico pelos talheres de metal.

6. Separe o lixo reciclável

Uma das ações mais importantes na preservação do meio ambiente. A reciclagem reduz o impacto do lixo sobre o meio ambiente, economiza recursos naturais e diminui a retirada de matéria prima da natureza.

Separe plásticos, vidros, metais e papéis e dê um destino correto para esse lixo. Há diversas empresas que fazem essa coleta seletiva, se informe no seu bairro.

7. Opte por ter plantas em casa

Além de contribuir para a decoração dos ambientes, as plantas são responsáveis por purificar o ar e transformar o dióxido de carbono em oxigênio.

Jardim em casa

Que tal aproveitar essas dicas e colocá-las em prática e assim contribuir para um planeta mais sustentável, ecológico e preservado. Para nós e para nossa futura geração?

Preservar a natureza também é preservar a saúde, através dela que o Bálsamo Santalívio é composto, pois, ele é feito com 10 ervas medicinais, própolis e menta, que juntos aliviam as dores musculares, lombares e articulares e possuem ação analgésica e anti-inflamatória.

Você quer saber mais sobre como ter uma vida mais saudável? Acompanhe-nos pelo Facebook e Instagram ou se inscreva em nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo!